Instruções de Coleta

 

  • Estados Febris: Estados febris podem alterar exames de avaliação metabólica, como Glicose, Hormônios, principalmente da Tireóide e Supra Renal, e exames imunológicos. Evidentemente que os exames geralmente são pedidos porque o paciente está com febre. Consulte seu (sua) médico(a) ou o laboratório antes de fazer os exames. Na maioria dos casos os exames são complementares a esses quadros infecciosos. Informe de seu estado clínico aos coletadores, eles irão anotar em sua ficha de coleta, que será avaliada pelo pessoal técnico do laboratório.
  • Período Menstrual: Pode alterar os exames de urina, se foi colhida sem assepsia e uso de tampão vaginal. Os exames de urina, secreções vaginais e preventivos para câncer de colo, HPV, etc., devem, se não houver urgência, deixados para após uma semana do início da menstruação. A paciente sempre deve avisar ao laboratório de sua condição menstrual.
  • Coleta da Urina: A urina não precisa ser coletada no laboratório necessariamente, desde que seja feita com o máximo rigor a assepsia a fim de se evitar crescimento de bactérias, principalmente em dias quentes, provocando resultados falso-positivos. Lembre-se que o frasco deve ser estéril e encaminhado ao laboratório assim que coletada a urina.
  • Jejum para crianças: Para a maioria dos exames das crianças não há necessidade de jejum. Se o paciente for lactente, não há necessidade de jejum. Para os exames de Ferro Sérico e Triglicérides, deve-se colher em jejum de pelo menos 2 horas, e pela manhã. Para testes que tem ingestão de açúcares, como Glicose, Lactose, Sacarose ou Xilose, há necessidade de jejum de pelo menos 6 horas.
  • Exame de Fezes: Para a coleta do exame de fezes não há necessidade que o paciente esteja de jejum. O paciente deve pegar o frasco apropriado no laboratório, geralmente no dia anterior à coleta. Para maior conforto do paciente, a coleta deve ser realizada em domicílio. De toda forma, não importando a hora da coleta, o material clínico deverá ser rapidamente entregue ao laboratório.
  • Exercícios Físicos: Alguns exames podem ser alterados pelos exercícios físicos, como por exemplo a Glicose, Curva Glicêmica, Hormônio do Crescimento, Prolactina, Cortisol e Lactato. Assim esforços físicos devem ser evitados antes dos exames.
  • Jejum para Exames de Colesterol e Triglicerídeos: O Colesterol varia pouco com mudanças bruscas na dieta, já o Triglicérides pode variar bastante. Uma pessoa que vai fazer Triglicérides e faz regime muito restritivo, pode apresentar resultados falsamente baixos. Por outro lado, pacientes que tiveram refeições tardes no dia anterior podem ter níveis de Triglicérides muito elevados. Informe-se no laboratório sobre dietas para exames determinados.
  • Coleta de PSA - Prevenção do Câncer de Próstata: O PSA pode ser coletado antes de qualquer procedimento urológico, como massagens, biópsias ou ultra-som prostático e ainda sondagem vesical (trans retal). Alguns autores pedem haver abstinência sexual de 24 horas antes da coleta. Após massagens e ultrassons prostáticos e sondagem vesical, o prazo para coleta será de 7 dias. Após biópsias o prazo passa para 15 dias e se houve algum procedimento cirúrgico, o prazo é de 30 dias. Não há necessidade de jejum para a coleta do PSA, salvo se o paciente tiver quadro conhecido de Hiperlipidemia (colesterol alto, triglicérides alto, etc.)
  • Dieta Habitual: Dieta habitual é a que você costuma comer diariamente, o que quer dizer que você não deve alterar sua alimentação para fazer os exames. Alguns exames, todavia, necessitam de dietas especiais, como o Exame Coprológico Funcional. Procure informações.
  • Exames que necessitam de coleta de manhã, como Prolactina, Ferro Sérico, Cortisol, ACTH e Glicemia só podem ser coletados no período da manhã, pois se alteram com o passar das horas de vigília.
  • Coletas no período da tarde ou noite: Há casos que o paciente tem a jornada de trabalho diferenciada – por exemplo – trabalha à noite – e necessita vir ao laboratório no horário que acordar. Ou seja, este paciente estará em jejum mesmo chegando ao laboratório no período da tarde. Certos exames como Cortisol, ACTH, Prolactina e DHEA, tem horário correto de coleta e devem obedecer a ritmos fisiológicos em suas coletas.
  • 1ª Urina da Manhã: Para o exame de Urina Tipo I (Parcial de Urina ou EAS), ou Cultura de Urina, deve-se sempre colher a 1º urina da manhã, quando a urina está mais concentrada e os achados são mais significativos, principalmente para Urocultura. Lactentes tem ritmo urinário mais constante e sua urina pode ser coletada a qualquer horário. As urgências devem ser analisadas pelo Médico(a) e um profissional do laboratório, podendo então ser coletada em qualquer horário. 
  • Coleta de Sangue no Período Menstrual: No período pré-menstrual e menstrual, grande número de mulheres passa a reter líquidos, podendo haver algumas variações nos resultados. Porém, os médicos conhecendo a fase do ciclo menstrual que suas pacientes colheram exames, sabem interpretar essas alterações. Evidentemente, há variações hormonais ligadas ao ciclo menstrual, assim como de algumas proteínas. Converse com seu(sua) Medico(a) ou com os profissionais do laboratório antes de sua coleta.
  • Coleta de Sangue e Fumo: A nicotina altera uma série de exames hematológicos (Coagulação, Velocidade de Hemossedimentação, CD4, CD8), hormonais (Cortisol, Prolactina, TSH, ACTH, etc.) e testes de Sobrecarga de Glicose (Curvas Glicêmicas), assim, os pacientes devem se abster de fumar antes dos testes.
  • Ingestão de Água: A ingestão de água pode ser feita, mas a água deve ser tomada de forma moderada, pois o seu excesso pode interferir nos exames de urina ou exames de osmolaridade sérica ou urinária. Ao levantar-se pode tomar ½ copo de água potável tipo americano.
  • Tempo necessário para Jejum: Na maioria dos testes que dependem de jejum, o tempo exigido é de 8 horas. Caso não consiga informações específicas, você deve comparecer em jejum de 12 horas para ganhar tempo.
  • Medicamentos: A Associação Americana de Química Clínica, além de alguns pesquisadores brasileiros, mantém publicações completas sobre as interferências de medicamentos sobre os exames. Por outro lado alguns pacientes não podem suspender medicações devido a patologias específicas. Converse com seu (sua) médico(a) sobre a possibilidade de suspensão. Caso não seja possível, a relação de medicamentos será correlacionada aos resultados obtidos.
  • Jejum: Nem todos os exames necessitam de jejum, mas a maioria sim, e o tempo de jejum pode variar de 4 a 8 horas, na maioria dos casos. Para Colesterol e Glicose o jejum é de 8 horas. Para triglicerídeos o jejum é de 12 horas. Para exames de alergia e alguns testes sorológicos, o jejum pode ser dispensado.